Em nota, a Paradox anunciou o segundo DLC para Stellaris, Leviathans. Ele inclui novos eventos e mudanças em algumas mecânicas para o game que mistura 4X com Grand Strategy. Seu lançamento está previsto para o outono no hemisfério norte (primavera no Brasil)
Possivelmente a mais interessante adição são os enclaves, postos independentes localizados em partes aleatórias do mapa onde o jogador pode trocar recursos, comprar informações sobre a galáxia ou participar de eventos específicos. Os Enclaves são muito bem-vindos já que um dos pontos fracos de Stellaris era justamente a falta de um sistema de trocas mais robusto.
Na busca de expandir eventos em mid e late game, dois pontos duramente criticados pela comunidade, Leviathans inclui os Guardians e o War in Heaven. Guardians são uma nova cadeia de eventos sobre poderosas entidades espaciais. Aqueles que os investigarem poderão ter acesso a tecnologias especiais ou tesouros.
Já o War in Heaven é um evento que ocorre quando dois Fallen Empires — antigos impérios que em um determinado ponto da história dominavam a galáxia — entram em confronto. O jogador pode então optar por apoiar um ou não se envolver no conflito. Ao contrário de eventos anteriores, ele só termina quando um dos Fallen Empires for dizimado.
Junto com a expansão Stellaris receberá a atualização 1.3, que tem algumas de suas funcionalidades gratuitas apresentadas em diários de desenvolvimento no fórum da Paradox. Dentre elas estão mudanças no sistema de naves para torna-las mais eficazes em situações específicas, uma melhor implementação de piratas espaciais e novas naves para os Fallen Empires. Para mais informações leia o diário de desenvolvimento #43, #44 e #45.
Veja o trailer de anúncio de Leviathans abaixo: